5 anos de Bimby - a despedida


Em 2012 descobri a Bimby, ao mesmo tempo que fui trabalhar para a Vorwerk. Fiquei de imediato fascinada com este robot de cozinha e, cinco anos depois, continuo a ser uma das maiores fãs.
Ao longo deste período aprendi muito, cresci a nível pessoal e profissional, descobri uma grande paixão pela culinária, fiz várias formações incluindo para líder de equipa [caminho que, por opção, decidi não seguir] e presenciei diferentes tipos de abordagens nas vendas. Compreendi, mais do que nunca, que o bom vendedor não é aquele que vende muito; é antes a pessoa que apenas vende quando e onde faz sentido e que está disponível para acompanhar o cliente posteriormente à sua aquisição. 

No meu percurso, conheci também várias pessoas que compraram a Bimby e cuja agente havia desaparecido imediatamente após a venda, clientes esses que "adoptei" [como dizemos carinhosamente na Vorwerk] e que passei a ajudar sempre que precisavam.
Em 2015 criei a Formiga Amiga com o intuito de estar ainda mais próxima, de partilhar receitas e dicas, e para que os meus clientes soubessem que tinham na minha página e no meu blog mais uma forma de se inspirarem e de estarem em contacto comigo. Olhando para trás, sinto o coração cheio por tantas pessoas boas que conheci e por tudo o que esta actividade me proporcionou.

Fico ainda mais feliz por saber que pertenço àquele grupo de pessoas que se esforça por fazer as coisas bem feitas e acredito, com todas as forças, que não há nada que pague o simples facto de deitarmos a cabeça na almofada e conseguirmos dormir descansados. 
No entanto, como em todos os locais, há os que se esforçam por trabalhar bem e de acordo com as normas da empresa e os que fazem questão de contornar as regras. Poderia ignorar o facto de haver agentes com outro tipo de valores [coisa que fiz noutras ocasiões, em nome do bom ambiente] mas o grande problema reside no facto dos que trabalham mal prejudicarem, e muito, quem tenta trabalhar de forma honesta.

Pensei muito antes de escrever este post, mas considero importante que os meus clientes saibam o porquê da minha saída, decisão esta tomada de forma muito consciente e ainda em 2016.

No ano passado, tive conhecimento de vendedoras que, alegadamente, faziam retomas de Bimbys TM31, tendo perdido várias vendas para essas pessoas. 
Problema: a Vorwerk não faz [nem nunca fez] retomas, logo o que estas agentes fazem é completamente desonesto. Compram as Bimbys antigas dos clientes por um valor baixo, dão esse valor como entrada na compra da nova Bimby e, posteriormente, vendem as máquinas mais caras em locais como o OLX. Apesar de ser proibido, começou o passa-palavra entre clientes, o que fez com que estas pessoas tivessem um grande sucesso nas vendas. Confesso que foi frustrante ouvir potenciais clientes a desistirem da compra, para irem comprar à vendedora da amiga que fazia retomas, mesmo depois de lhes explicar que isso ia contra as normas da empresa.

Para estes agentes pode até ser o "crime perfeito" mas quanto a mim tem um nome: concorrência desleal. Vários agentes honestos têm sido penalizados por este e por outros motivos, porque é impossível competir com este tipo de práticas e de ofertas.
Compreendo que para alguns clientes menos informados até possa ser aliciante... Querem muito a nova Bimby, conseguem "despachar" o modelo anterior e ainda ganham alguma coisa com isso [por pouco que seja]. Parece bom? Pensem bem... Só um copo completo custa mais de 200€, o que quer dizer que alguém que venda a sua Bimby antiga por este valor, já está a fazer um péssimo negócio. Seria mais rentável ficar com as duas Bimbys e dois copos, já para não falar que o modelo TM31 continua a ser uma excelente máquina.

Agora que têm esta informação do vosso lado, convido-vos a fazerem escolhas conscientes. Pensem se realmente gostariam de comprar o que quer que seja a um vendedor desonesto e interiorizem que sempre que pactuarem com este tipo de comportamentos, estão a prejudicar aqueles que trabalham de uma forma honesta. Além de, regra geral, ser este o tipo de vendedor que desaparece do mapa, não prestando qualquer assistência ou ajuda ao cliente.

E é por isso que o meu trabalho na Vorwerk deixou de fazer sentido... Decidi continuar a fazer apenas o que gosto através do blog, e sem a parte das vendas, já que há cerca de 1.500 agentes a fazê-lo a nível nacional.
Não queria encerrar este capítulo sem antes agradecer a todos os que me ajudaram de alguma forma, aos que me escolheram no momento em que compraram a Bimby, aos que me recomendaram aos amigos e à família, e a todas as pessoas impecáveis que conheci ao longo destes cinco anos! Não se preocupem pois estarei sempre deste lado, disponível para ajudar no que for preciso.

Até porque isto não é uma verdadeira despedida... A Formiga Amiga continua!

Comentários

  1. Verticalidade e honestidade acima de tudo, não pactuando com condutas absolutamente execráveis. Muitos Parabéns estou sempre contigo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares